terça-feira, 19 de setembro de 2017

Prefeitura de Serra de São Bento realiza Plenária em Vigilância em Saúde

Serra de São Bento/RN

Fotos: Erinilson Cunha


A Prefeitura de Serra de São Bento, por meio da Secretaria municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira na 19 de setembro, das 8h às 12h, no Auditório da câmara municipal, a Plenária de Vigilância em Saúde, evento de elaboração das propostas para a I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, e que sucessivamente irão contemplar o eixo principal da Conferência Nacional, que debaterá a integração dos programas de todas as vigilâncias, sendo: epidemiológicas, sanitárias, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública, discutindo as responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde.

Com o tema central “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, esta etapa municipal será preparatória para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que acontece entre os dias 21 e 24 de novembro de 2017, em Brasília (DF).

Os participantes da plenária irão elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de vigilância em Saúde. A etapa municipal também elegerá delegados (as) que participarão da etapa estadual.

A plenária municipal abordou os seguintes sub-eixos:

Subeixo I - O lugar de vigilância em saúde no SUS;
Subeixo II - Responsabilidade do Estado e dos governos com a vigilância em saúde;
Subeixo III -saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde;
Subeixo IV - Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.

Na plenária municipal foram estabelecidos que os delegados irão participar da plenária regional no dia 28 de setembro de 2017, na cidade de Nova Cruz/RN.

Houve a participação de representantes do governo, dos profissionais de saúde, de associações do município e dos usuários do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário