quinta-feira, 30 de junho de 2011

Fátima Bezerra faz apelo para que Rosalba Ciarlini dialogue com servidores

Rio Grande do Norte

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) subiu nesta quinta-feira (30) à tribuna na Câmara Federal e renovou o apelo ao Governo do Estado para que seja encontrada uma solução para o impasse que envolve as greves dos profissionais de Educação, policiais civis e servidores públicos da administração indireta no Rio Grande do Norte. Ela fez um apelo à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para que apresentasse contra-propostas aos funcionários - os profissionais de Educação estão parados há mais de 50 dias.

"Quero fazer um apelo ao governo Rosalba Ciarlini para que, ao invés de vir com ameaças, de cortar ponto e alegar ilegalidade de greve, ao invés de vir com esse tipo de postura, sente à mesa com os servidores, respeitando inclusive a Assembleia Legislativa no seu papel de mediadora". Antes, ela havia dito que o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, tomaram a iniciativa de criar uma comissão para servir de ponte entre o governo e os servidores, mas o governo manteve-se insensível.

"O que mais nos espanta é que, passado esse tempo todo, o governo Rosalba Ciarlini demonstra um imobilismo, uma paralisia (...) O que os servidores públicos do meu estado estão lutando é por direitos. Eles não estão pedindo nada demais. Eles estão pedindo que o Estado cumpra a lei". Os funcionários estaduais entraram em greve em setores e períodos diferentes, mas com uma só razão: forçar o governo estadual implantar seus planos de cargos, carreiras e salários, aprovados na Assembleia Legislativa em anos anteriores. "É de uma ingenuidade sem tamanho pensar que os servidores públicos iriam abrir mão de diretos conquistados a duras penas", concluiu a deputada.

Passa e Fica é uma das Sete cidades do RN beneficiadas com Plano Nacional de Banda Larga

Passa e Fica/RN

Sete cidades do Rio Grande do Norte foram incluídas na lista das cem primeiras cidades beneficiadas com a internet rápida do Plano Nacional de Banda Larga. Os municípios do RN escolhidos foram Santa Cruz, Nova Cruz, Passa e Fica, Parnamirim, Lagoa d´Anta, Extremoz e Açu. No geral, a região Nordeste foi a principal contemplada pela Telebrás, com 58 municípios atendidos, seguido da região Sudeste, com 30 cidades.
 
 

Brasil implantará o RG com CHIP no mês de julho

Brasil

RG biométrico, com chip, já começa a ser implementado no Brasil em julho.Neste ano, 2 milhões de brasileirosem Brasília, Rio de Janeiro e Salvador serão os primeiros a ter o novo cartão de identidade (denominado RIC), em fase de testes.
A convocação dos selecionados para trocar a antiga cédula de identidade começou em janeiro e a escolha foi aleatória, segundo o Ministério da Justiça. No primeiro semestre, parte dos eleitores brasileiros também já foi cadastrada para permitir uma mudança para o cartão biométrico no título de eleitor.
Nessa primeira fase, todo o custo será bancado pelo governo – o documento biométrico pode custar até R$ 40 e as formas de pagamento ainda não estão definidas (hoje alguns Estados cobram pelo atual RG).


Dia de São Pedro Secretaria Municipal de Assistência Social realizou seu Arraia

Monte das Gameleiras/RN

Na linda noite de São Pedro (29) a quadra de esportes de Monte das Gameleiras foi palco para o arraia da secretaria municipal de assistência social . A prefeita Edinha Pinheiro marcou presença nos festejos juninos.

A noite estava animada com fogueira, muita comida típica e forró pé de serra, teve a  apresentação do Balé de Cultura Popular da escola municipal Governador Mário Covas da cidade de Passa e Fica/RN com uma belíssima apresentação. A secretária municipal de assistência social, a senhora, Eponina, estava muito feliz com o sucesso do evento.
Fotos: Erinilson Cunha
Pessoal do PETI
Prefeita Edinha Pinheiro e equipe
Vereadora Gorete Pinheiro
Prefeita Edinha e equipe da assistência social
Secretário Tota e esposa
Pense é uma princesa
Vereador Demar e a Prefeita Edinha Pinheiro
Luizinho Junior e  Demar vereador
Futuro Diácono Nelson e sua esposa
 
Secretária de Ação Social e Prefeita Edinha Pinheiro
Prefeita com o grupo de idosos
Pense em duas potências
Balé de Cultura Popular Escola Mário Covas Passa e Fica/RN
Balé de Cultura Popular Escola Mário Covas de Passa e Fica/RN

Em breve postarei as fotos do Arraia da Assistência Social de Monte das Gameleiras

Monte das Gameleiras/RN

Dentro de alguns minutos postarei as fotos do Arraia da Secretaria Municipal de Assistência Social de Monte das Gameleiras, evento  realizado na noite de ontem (29) e como sempre foi um sucesso parabéns a secretária e sua equipe.

Caicó sediará 17º Encontro dos Campeões do Repente

Caicó/RN

Os maiores repentistas e cantadores de violas estão reunidos em Caicó, no 17º Encontro dos Campeões do Repente. O evento será no dia 08 de julho, a partir das 21 horas no SESC Seridó. De acordo com o poeta Sebastião da Silva, organizador do evento, o encontro vai reunir os mais renomados profissionais do repente do Brasil como: João Lourenço, Hipólito Moura, Ivonildo Vilanova, Raimundo Caetano, Moacir Laurentino, Sebastião Dias, João Paraibano, Valdir Teles, Zé Viola, Zé Cardoso, Silvio Granjeiro e Severino Feitosa.

Os convidados especiais serão Antônio Silva e Cícero Nascimento. A apresentação será de Djalma Mota e Lúzio Alves. O evento prestará uma homenagem póstuma ao Chico Mota, criador do programa Violeiros da Rural, apresentado há quarenta anos na Rádio Rural de Caicó, e falecido recentemente em Caicó.

Fonte: Marcos Dantas

Juiz manda notificar Geraldo Gomes e engenheiro civil que vão responder por “enriquecimento ilícito”

Currais Novos/RN

O Blog do Marcos Dantas conta em primeira mão... Lembram da denúncia do Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços Públicos de Currais Novos (SINTSERPUM -CN) que narrou irregularidades na contratação do engenheiro civil, Jeremias dos Santos Silva, pela Prefeitura de Currais Novos? O Ministério Público chegou a abrir inquérito civil para apurar a veracidade dos fatos.

Agora recentemente acatou a denúncia do SINTSERPUM -CN e ofereceu denúncia contra o prefeito Geraldo Gomes e o engenheiro Jeremias dos Santos Silva. Uma Ação Civil de Improbidade Administrativa por enriquecimento ilícito já checou ao gabinete do juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior. "De acordo com as razões acima esposadas, nos termos do art. 17, § 7º, da Lei 8.429/92, determino que seja(m) notificado(a)(s) Geraldo Gomes de Oliveira e Jeremias dos Santos Silva, já qualificado(a)(s), a fim de oferecer manifestação por escrito, que poderá ser instruída com documentos e justificações, dentro do prazo de quinze dias", despachou o juiz.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

ABC é o aniversariante desta quarta-feira

Rio Grande do Norte


O aniversariante do dia é o ABC Futebol Clube. O time mais querido do Estado completa 96 anos de existência.

Clube mais antigo do RN, o ABC foi fundado em 1915 por um grupo de jovens natalenses. De lá prá cá o “Mais Querido” deu muito mais alegrias do que tristeza aos seus milhares de torcedores.

O ABC é o time que mais conquistou títulos estaduais no País: 52 ao todo.

Para marcar a passagem dos 96 anos do ABC, a Assembléia Legislativa realiza nesta quinta-feira(30) uma sessão solene, proposta pelo deputado Poti Júnior, vice-presidente do time do povo. Evento começa às 10 horas no plenário Clóvis Motta.

Parabéns, ABC, e vida longa!

Fonte: Oliveira Wanderley

Serra do Meio encerra festa de São Pedro

Serra de São Bento/RN 

A comunidade Serra do Meio encerrou hoje (29) a festa do seu padroeiro São Pedro, as 16:00 h foi celebrada missa em homenagem ao santo, os afilhados do altar hoje foi a família Augusto. A missa foi celebrada pelo pároco Mário Gomes e contou com a presença do futuro diácono permanente Nelson da cidade de Monte das Gameleiras. A celebração contou com grande participação popular.

Fotos: Erinilson Cunha
Padre Mário e sua equipe de liturgia
Padre Mário falando ao povo de Deus
Momento da Paz de Cristo
Após a missa foi oferecida uma quermesse a comunidade
Gerente do Banco do Bradesco e amigos

TSE cassa propaganda partidária do PR no segundo semestre de 2011

Brasil

Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram cassar dois minutos e trinta segundos do tempo de propaganda partidária a que o Partido da República (PR) teria direito no segundo semestre de 2011.

De acordo com a relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, o partido teria desvirtuado o uso da propaganda partidária de 2010 para utilizar o tempo com fins eleitorais, fazendo ataques ao então governador do Rio de Janeiro e candidato á reeleição, Sérgio Cabral.

As inserções já haviam sido suspensas em maio do ano passado por decisão liminar do ministro Aldir Passarinho Junior, então relator do caso. Na ocasião, ele atendeu o pedido do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que sustentou que o programa do PR “se distancia por completo da finalidade da propaganda partidária” prevista na Lei 9096/95 (Lei dos Partidos Políticos).

Isso porque as inserções teriam sido utilizadas para fazer propaganda eleitoral negativa do governador de Sérgio Cabral, “além de tratar com aleivosias o governador e a primeira-dama do estado”.

Durante a sessão de hoje, a ministra Nancy Andrighi descreveu em Plenário as inserções levadas ao ar pelo PR, todas com acusações ao governador do Rio. Ela ressaltou que a estratégia do partido acabou por atingir, de modo pessoal, a primeira dama do estado e, dessa forma, “não é possível negar estreita conexão com o contexto eleitoral desviando-se dos propósitos estabelecidos nos incisos I a IV do artigo 45 da Lei 9096/95”.

Fonte: panorama politico

Hoje acontece o Arraia da Secretaria de Assistência Social de Monte das Gameleiras

Monte das Gameleiras/RN

Hoje a noite  de quarta feira (29) acontece as 19:00 h na quadra de esportes o arraia da secretaria municipal de assistência social da cidade de Monte das Gameleiras, o blog do Erinilson Cunha marcará presença no evento. A prefeita Edinha Pinheiro já se encontra na cidade para participar dos festejos.

Espanha segue líder do ranking da Fifa; Brasil cai para 5º


Seleção espanhola segue na liderança do ranking da Fifa, divulgado nesta quarta-feira, enquanto o Brasil foi ultrapassado por Alemanha e Inglaterra e agora figura na quinta colocação. A campeã mundial Espanha mantém a ponta com 1.871 pontos, 210 mais que a Holanda, vice-campeã na Copa do Mundo da África do Sul. A Argentina, que sediará a Copa América a partir desta sexta-feira, perdeu cinco posições e é apenas a nona agora. O outro sul-americano entre os 20 primeiros é o Uruguai, em 18º.

Confira as 20 primeiras colocações do ranking da Fifa:

1. Espanha...........................1.871 pontos.
2. Holanda............................1.661.
3. Alemanha.........................1.417.
4. Inglaterra..........................1.146.
5. Brasil................................1.130.
6. Itália.................................1.059.
7. Portugal...........................1.046.
8. Croácia............................1.033.
9. México.............................1.007.
10. Argentina.......................979.
11. Noruega........................972.
12. Grécia............................959.
13. Japão............................925.
14. Costa do Marfim.............922.
15. França..........................920.
16. Montenegro...................915.
17. Rússia..........................914.
18. Uruguai.........................909.
19. Suécia..........................884.
20. Dinamarca....................857.

29 de junho - Dia de São Pedro e São Paulo


A Festa de São Pedro e São Paulo, também chamada de Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, é uma festa litúrgica em honra ao martírio em Roma dos apóstolos São Pedro e São Paulo, que é observada em 29 de junho. A celebração tem origem muito antiga, sendo a data escolhida sendo ou o aniversário da morte ou do translado das relíquias dos santos. No calendário católico romano de santos, ela é celebrada como solenidade. No calendário geral romano de 1962, é uma festa de primeira classe. É neste dia do ano litúrgico que os recém-apontados bispos metropolitas e arcebispos recebem o símbolo primário de seu cargo, o pálio, diretamente do Papa.

Para os ortodoxos e para os católicos orientais, esta festa marca o fim do Jejum dos Apóstolos (que começou na segunda seguinte ao Domingo de Todos os Santos (que é o primeiro domingo depois do Pentecostes), ou seja, a segunda segunda-feira após o Pentecostes. É considerado um dia de comparecimento recomendado e no qual o fiel deve prestar uma "Vigília Completa" (costume oriental que agrega as Vésperas, as Meridianas e as Laudes) ou, ao menos, as Vésperas no dia anterior, e a Divina Liturgia na manhã da festa (não há, porém, "Dias de Obrigação" na Igreja Ortodoxa). Para os que seguem o tradicional calendário juliano, a data de 29 de julho cai no dia 12 de julho do calendário gregoriano. Na tradição ortodoxa russa, é geralmente aceito que o Milagre do Alce de Macário de Unza ocorreu durante o Jejum dos Apóstolos e a Festa dos Santos Pedro e Paulo que se segue a ele. Em décadas recentes, esta festa, assim como a de Santo André, tem sido importante para o moderno movimento ecumênico como uma ocasião na qual o Papa e o Patriarca de Constantinopla tem comparecido a eventos especialmente preparados para aproximar as duas Igrejas em direção à comunhão completa. Este era especialmente o caso durante opontificado do Papa João Paulo II, como ele mesmo declarou em sua encíclica Ut Unum Sint.

Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador. Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes. Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro. Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja". Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.

Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro. Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas. São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente.